3 INVESTIMENTOS PARA COMEÇAR NA BOLSA - omeupatrimonio.com.br

Por Rafael Amantini.

Investimentos para iniciantes na bolsa de valores

Qual o melhor investimento para o iniciante na bolsa de valores? Como olhar para o mercado de ações sendo leigo no assunto?

Investir na bolsa de valores está cada dia mais presente na vida dos brasileiros. Nossa bolsa, a B3 (Brasil Bolsa Balcão) já bateu 3 milhões de CPFs cadastrados. Como o aumento foi recente, muitos investidores iniciantes acabam se deparando com problemas na hora de escolher os melhores investimentos.

Assista o vídeo.

O “Stock Picking” é o termo em inglês para quando os próprios investidores escolhem as ações que vão compor sua carteira de investimentos. É uma atividade que exige bastante estudo e dedicação, já que o investidor espera que sua carteira rentabilize acima da média do mercado. 

Para o iniciante na bolsa de valores, delegar o Stock Picking é visto como uma estratégia de otimizar seu tempo e esforço.

Sabendo disso, podemos citar 3 investimentos que delegam o Stock Picking e que são vistos como oportunidades para o investidor iniciante.

BOVA11: investindo nas ações do Ibovespa.

O BOVA11 é um ETF (Exchange Traded Fund), um fundo de investimentos negociado na bolsa de valores que replica uma carteira teórica. No caso do BOVA11, essa carteira teórica tem a mesma composição do índice Ibovespa.

Quando investimentos em BOVA11, estamos comprando então toda toda a carteira de ações do Ibovespa. 

IVVB11: investimentos no exterior e dolarizados.

O IVVB11 é outro ETF negociado na bolsa brasileira (B3). Nesse caso, o índice que o IVVB11 replica é o S&P500, índice que é composto pelas 500 maiores empresas americanas.

Como exemplos de empresas que compõem o IVVB11 temos Apple, Amazon, Microsoft, Alphabet (Google), etc.

Além de investir nas maiores empresas do mundo, ao investir no IVVB11 há a exposição ao câmbio, ou seja, se o dólar variar suas cotas do ETF também vão variar.

FoFs: fundos de fundos imobiliários

Os chamados FoFs são fundos de investimentos imobiliários que compram cotas de outros fundos imobiliários. 

Por meio deles é possível ter exposição ao mercado imobiliário, tão difundido pela cultura brasileira. 

Esses 3 tipos de investimentos são ótimas opções para o iniciante na bolsa de valores começar seus estudos. Em todos eles a diversificação está presente a um custo muito baixo (apenas o valor de uma cota).

Author

Rafael Amantini, comunicador digital e educador financeiro através de seu canal no YouTube. Engenheiro em formação.

Write A Comment

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?