Como fazer um planejamento financeiro de sucesso. - omeupatrimonio.com.br

Por Felipe Chad.

A maioria das pessoas acredita que o único caminho para se atingir a prosperidade financeira é escolhendo investimentos que gerem excelentes retornos. Com isso, as pessoas ficam sempre em busca de uma “bala de prata”, ou seja, algum produto milagroso.

A realidade é que o que eu aprendi ao longo dos últimos anos trabalhando com investidores de grande sucesso financeiro é que a prosperidade financeira, que também pode ser chamada de independência financeira, é resultado de uma série de ações e atitudes que precisamos executar ao longo das nossas vidas.

Essas ações e atitudes fazem parte de um planejamento financeiro completo. 

Neste artigo, vou resumir os principais pontos que considero importantes para você observar em sua jornada financeira. São itens simples, mas se bem executados farão toda diferença para você e sua família.

Vamos lá:

1- A base de todo plano financeiro.

O início de um planejamento financeiro de sucesso não tem nada a ver com investimentos, mas sim com proteções. Por exemplo, se você é um (a) profissional em início de carreira e já não depende de ninguém financeiramente, precisa pensar na eventualidade de não conseguir exercer sua profissão de um dia para o outro. Sim, eu sei que é muito ruim sequer imaginar a possibilidade de uma invalidez parcial ou total, mas como profissional meu trabalho é preencher todas as lacunas que podem colocar em risco seu plano. Da mesma maneira, se você é pai ou mãe de família, também precisa pensar sobre a possibilidade de sua morte prematura e de como seus dependentes sobreviverão financeiramente à sua ausência. Costumo dizer para meus clientes (e também por experiencia própria): há dois tipos de dores quando perdemos um ente querido. A dor emocional e a dor financeira. A dor emocional vira uma saudade que nunca acaba, e não há plano financeiro que resolva isto. Já a dor financeira pode ser resolvida com um simples seguro de vida bem contratado.

Além das proteções contra morte e invalidez, é fundamental pensar nas demais proteções que podem atrapalhar nosso plano. Me refiro aqui as coisas básicas como plano de saúde e seguros patrimoniais (carro, casa, etc).

2- Definindo seus objetivos

Agora que você já fez uma profunda reflexão sobre as proteções necessárias para você e sua família, está na hora de pensar nos seus objetivos. Comece pelo objetivo mais longo, que geralmente é a sua aposentadoria. Reflita sobre onde você quer estar nesta fase da sua vida e qual será uma renda mensal adequada para este momento. Com esse número, você já terá uma ideia de quanto precisará poupar por mês para este momento.

Em seguida, pense nos demais objetivos que você tem e anote todos eles. Se precisar de ajuda, aqui vão algumas ideias:

– Quanto você quer separar para suas férias anuais?

– Quanto você quer separar para sua capacitação e/ou educação dos seus filhos?

– Quando você pretende trocar de carro ou a casa onde você mora?

– Quais outros bens que você almeja adquirir ao longo dos próximos anos?

Um plano financeiro bem feito que tenha objetivos estabelecidos, na minha experiencia, tem mais chance de sucesso.

Afinal, é muito mais fácil poupar sabendo para onde vai aquele dinheiro.


3- Escolha de produtos e perfil de risco

Geralmente, as pessoas começam por aqui.

Inclusive, o maior erro dos investidores iniciantes é justamente esse. Por outro lado, já que você cuidou das suas proteções e alinhou seus objetivos para os próximos anos, está na hora de escolher os melhores produtos para cada objetivo.

É importante também você refletir sobre seu perfil de risco (conhecido como suitability), pois não adianta nada você ter um perfil conservador e querer comprar ações de alto risco. Se fizer isso, provavelmente vai sofrer muito com as ações do patrimônio e o plano irá por água abaixo.

A escolha dos produtos deve ser diretamente ligada aos seus objetivos.

Felipe Chad
Author

Felipe Chad, CFP®, é o sócio fundador do portal Omeupatrimonio.com.br e da 3P Capital. Tem vários anos de experiência em atendimento a clientes de alta renda e private, além de ser líder de equipe de assessores de investimentos há mais de 10 anos.

Write A Comment

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?