Por Gustavo Misquiati
Day Trade
Day trade, de maneira bem simples, é toda e qualquer operação que tenha início e fim no mesmo dia. O termo pode ser livremente traduzido da língua inglesa como “negociação diária”, ou seja, são operações de curtíssimo prazo. Em muitos casos elas podem durar apenas poucos minutos.
No Day Trade é possível realizar operações em diversos tipos de ativos como, por exemplo, ações, derivativos e até mesmo os fundos imobiliários.
Se você comprar ações da Vale às 11h da manhã e resolver vender às 14h do mesmo dia, você está realizando uma operação de Day Trade.
Sobre a tributação em Day Trade, ela é diferente das operações normais, onde o IR (Imposto de Renda) retido na fonte vai ser de 1% e a tributação sobre os lucros da operação será de 20%.
Uma das grandes vantagens do Day Trade é a alavancagem, ou seja, você pode realizar operações com as garantias que têm dentro da corretora. Por exemplo, caso tenha uma valor em renda fixa e deseje comprar um lote de ações para vender no mesmo dia, você não precisa desembolsar o dinheiro, pois você usa seus ativos como forma de garantia para possíveis perdas.
O principal risco no Day trade é a ilusão de ganhos rápidos e fáceis, pois para ser bem sucedido o estudo e conhecimento são necessários.