Eleições norte americanas, interferem nos seus investimentos? - omeupatrimonio.com.br

Por Felipe Chad.

Se você acha que não tem nada a ver com as eleições americanas porque é brasileiro e não pretende viajar pra Disney, pense duas vezes. 

Com a proximidade das eleições americanas, quem acompanha os mercados observa uma maior oscilação das ações e títulos. Muita gente se pergunta por que nós, aqui no Brasil, estamos sujeitos a uma eleição em um país quem nem é o nosso. 

Alguns pontos ajudam a ilustrar por que as eleições americanas são tão cruciais para nós investidores brasileiros:

1) Parceria Comercial

Os Estados Unidos são uns dos principais parceiros comerciais do Brasil, ficando atrás somente da China. Boa parte dos produtos que exportamos vão pra lá. E boa parte de tudo aquilo que importamos também vem dos Estados Unidos. Por isso, qualquer mudança na política comercial americana pode influenciar muito o desempenho da nossa indústria e de empresas de outros setores da economia. Por exemplo, imagine que os americanos escolham um presidente protecionista ou que seja contra parcerias comerciais com outros países. Provavelmente, o desemprego no Brasil aumentaria, certo?

2) Bolsas de Valores 

Quem investe na Bolsa sabe que está se tornando sócios de empresas. Boa parte das nossas empresas, como escrevi acima, tem exposição ao mercado americano. Portanto, as empresas que compramos para nos tornar sócios aqui no Brasil podem sofrer diretamente com as consequências de tudo o que acontece nos Estados Unidos. Isso também vale para algumas empresas americanas que tem seus recibos de ações (BDRs) negociados aqui no Brasil. Ou seja, ao comprar um BDR da Apple ou do Google, você pode ser diretamente impactado por algo que aconteça lá nos Estados Unidos nesta eleição.

3) A moeda mais poderosa do mundo

Ja parou para pensar que o dólar é a principal moeda mundial? Se você ja sabe disso, lembre-se que, de maneira bem simplista, a “impressora”  de dólares está na mão dos americanos. Isso vale para as coisas básicas do nosso dia a dia, como por exemplo, os dólares que você compra para viajar nas férias, passando pelo seu carro, suas roupas e até o aparelho celular que você utiliza. 
Agora você ja sabe. Quando aquele analista que você acompanha nas redes sociais demonstrar preocupação com as eleições americanas, preste bem atenção no que ele tem a dizer.

Author

Felipe Chad, CFP®, é o sócio fundador do portal Omeupatrimonio.com.br e da 3P Capital. Tem vários anos de experiência em atendimento a clientes de alta renda e private, além de ser líder de equipe de assessores de investimentos há mais de 10 anos.

Write A Comment

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?