Guia Básico sobre MILHAS e PONTOS - omeupatrimonio.com.br

Por Rafael Amantini .

Sabia que é possível viajar de graça por meio de pontos e milhas? Na verdade é até possível transformar esse assunto em um negócio…

Neste Guia Básico você vai aprender o básico sobre milhas aéreas e pontos dos programas de fidelidade.

O que são Milhas e Pontos?

Milhas e pontos são formas que as empresas criaram de fidelizar seus clientes. Conforme o cliente gasta com a empresa, essa distribuí uma forma de “moeda artificial” como benefício, podendo ser trocada por produtos ou serviços disponibilizados pela companhia.

Essa tal moeda nada mais é que a milha ou o ponto do programa de fidelidade.

Qual a diferença entre Milhas e Pontos?

A grande diferença está na empresa que emite essa moeda. Se for uma companhia aérea, chama-se milhas, caso contrário, denominamos pontos.

Como funcionam os Programas de Fidelidade?

Os principais programas de fidelidade são os das companhias aéreas. No Brasil podemos citar como os mais relevantes os da companhia Azul (Tudo Azul), da Gol (Smiles) e da Latam (Latam Pass, antigo Múltiplus).

Ainda podemos citar os programas de fidelidade dos principais bancos. Os bancos Bradesco e Banco do Brasil têm parceria em um programa único, o Livelo. O banco Itaú apresenta seu próprio, o Sempre Presente. Santander tem o Esfera e assim vai…

Além dos bancos, é possível pontuar por meio de programas de fidelidade de mercados e de postos de combustíveis. Os principais a se citar são os do Pão de Açúcar, Carrefour, Shell, Ipiranga, BR Petrobras.

Todos os citados são gratuitos para abertura de conta e não demandam que o cliente tenha conta nos bancos, então não tem motivo para não abrir sua conta.

O que são os Clubes de Vantagens?

Os programas de fidelidade apresentam uma opção paga, chamada de Clubes de Vantagens.

Pagando uma mensalidade, que vai depender do seu plano, você ganha diversos bônus. Entre eles podemos citar o ganho de milhas mensais, descontos em promoções, promoções exclusivas de transferência de pontos.

Como ganhar mais milhas?

É possível o acúmulo de milhas de diversas maneiras. Entre todas, as mais comuns são duas: viajar e gastar pelo cartão de crédito.

Mas juntar milhas não se resume apenas a isso. A maneira mais rápida de acumular milhas é participando das promoções de transferências entre os programas quando estes oferecem bônus.

Funciona assim: um programa de pontos de um banco oferece 100% de bônus quando se transfere para um programa de milhas de uma companhia aérea. 

Ou seja, se você está transferindo 10 mil pontos, acaba no final com 20 mil.

Como escolher meu cartão de crédito?

Para potencializar ainda mais seu ganho de milhas é preciso escolher o melhor cartão de crédito para seu perfil.

Isso vai depender da sua renda mensal, de quanto você normalmente costuma gastar, da anuidade do cartão, qual sua preferência por companhia ou banco, etc.

Essa é uma escolha muito pessoal e é impossível determinar o melhor cartão para todos.

Por onde começar?

Como já citado, todos os programas de fidelidade até aqui apresentados são gratuitos. Você pode ter sua conta neles hoje.

Então como primeiro passo você deve abrir sua conta em mais de um programa.

Author

Rafael Amantini, comunicador digital e educador financeiro através de seu canal no YouTube. Engenheiro em formação.

Write A Comment

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?