Investimentos em BDR`s - omeupatrimonio.com.br

Por Egon Schneider.

BRD’s ou Brazilian Depositary Receipts são recibos de ações estrangeiras que são negociadas na bolsa de valores brasileira, ou seja, uma maneira simplificada de acompanhar o preço de ações de empresas localizadas fora do Brasil, diversificando o risco da carteira de investimentos e possibilitando o acionista de participar de lucros em empresas não situadas no Brasil.  São geralmente identificadas com os números 32, 33, 34 e 35 ao final do código da empresa formado por quatro letras. 

Ex: AAPL34, FBOK34. (apple e facebook).

Diversificação e proteção cambial.

É muito importante entender que existe um risco chamado “Risco não sistemático”, este por sua vez é o risco que está em um setor da economia ou apenas uma companhia, assim, afim de reduzir este perigo, devemos nos posicionar em mais de uma empresa, mais de um setor e sempre que possível em mais de uma “moeda”. 

Além do possível retorno em investimentos estrangeiros, como é o caso dos BRD’s, devido ao seu potencial de crescimento e valorização diante do mercado também existe a possibilidade de retorno pela valorização cambial do outro país em relação a moeda brasileira.

Dividendos 

Não são todas as empresas estrangeiras que pagam dividendos e o investidor deve ficar atento a este detalhe para escolher o BDR correto de acordo com o seu perfil. Isso acontece pois alguns desses depósitos de recibo são lastreados em ações que não pagam dividendos, normalmente o lucro é incorporado ao capital da empresa e reinvestido para que o valor da empresa continue crescendo e consequentemente o valor do papel também crescerá. Se o investidor estiver buscando uma renda passiva é necessário buscar BDR’s que pagam dividendos, neste caso é necessária uma análise detalhada pois pode haver cobrança de taxas por parte do agente emissor do papel que podem afetar a rentabilidade.

Atenção

Como nas ações brasileiras, ainda é cobrado imposto de renda sobre ganho de capital em BDR’s. Taxas de corretagem também podem ser cobradas pela corretora e devem ser consideradas pelos investidores. 

Embora seja uma ferramenta interessante para proteção cambial e diversificação, a liquidez pode ser afetada, já que na bolsa brasileira são ativos pouco negociados, isto significa que os detentores desses papeis podem ter dificuldade na hora da venda. 

Conclusão

Por ser um investimento com risco entre médio e elevado, é necessário saber se o perfil do investidor se adequa a este tipo de investimento. Como o risco é diretamente proporcional a possibilidade de retorno, é possível que ocorram ganhos de capital bastante satisfatórios no investimento em BDR’s. Assim conclui-se que, respeitando o perfil de investidor, a alocação de recursos neste tipo de investimentos é sine qua non para que o risco não sistemático seja reduzido e a possibilidade de retornos aumente.

Author

Egon S Schneider, com formação em mercado de capitais é assessor de investimentos credenciado a XP, sócio da 3P capital e focado no atendimento personalizado do mercado financeiro.

Write A Comment

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?