Com a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, ou Covid-19, muitas bolsas despencaram nos últimos dias.

Para o Índice Bovespa, que representa as principais ações negociadas na Bolsa Brasileira (B3), a situação foi catastrófica: Março de 2020 foi o pior mês desde 1998, ou seja, dos últimos 22 anos.

Com isso, é óbvio que o assunto dominante na imprensa seja a queda da bolsa e das principais ações no Brasil. Muitos investidores estão preocupados porque, com a queda da Selic (taxa básica de juros no Brasil) para 3,75% ao ano, as opções de investimentos para quem tem perfil conservador são escassas.
 
Muita gente se pergunta: Como não tenho perfil para investir em ações, pois não gosto de ver as oscilações da bolsa, como vou conseguir ganhar dinheiro de maneira conservadora?

Aí entra um tipo de investimento que ja foi muito falado no Brasil, mas completamente esquecido nos últimos anos: Investimento em títulos públicos. 

O que significa investir em títulos públicos

Investir em títulos públicos é, resumidamente, emprestar dinheiro para o governo através do Tesouro Nacional.

No Brasil, ha duas maneiras de se fazer esta compra: comprando em uma corretora através do Tesouro Direto (somente para pessoas físicas) ou comprando no mercado secundário  de renda fixa (também através de uma corretora).

O Tesouro Direto cobra uma taxa anual de 0,25% ao ano de seus clientes, enquanto no mercado secundário não ha cobrança de taxas na maioria das instituições. 

Qual a vantagem?

Neste momento, durante a pandemia do coronavírus, o governo precisou aumentar as taxas para remunerar o capital dos investidores, e com isso tem-se observado algumas “anomalias”.

Um exemplo: Um título que remunera o investidor de acordo com a inflação mais um prêmio, ha poucos meses tinha uma taxa de IPCA (inflação) + 3,5% ao ano.

 Hoje, enquanto escrevo este artigo, este mesmo título remunera em IPCA + 4% ao ano aproximadamente. Lembrando que o vencimento deste título é para 2030.

Posso vender antes do vencimento?

Muitas pessoas perguntam: Posso vender antes? A resposta é sim, você pode vender antes, mas pode sofrer alterações nos preços de acordo com o momento de mercado. Por isto, a recomendação dos especialistas é segurar o título até o vencimento, para assim receber a taxa combinada com o Tesouro.

Qual é o risco?

Qual é o risco para quem segura até o vencimento?

O risco é um calote do governo federal. Ou seja, muito improvável (de acordo com especialistas em gestão de risco).

Portanto, da pra se receber aproximadamente 4% ao ano em título como este em termos reais (pois o valor é corrigido pela inflação).

Se você tem, por exemplo, um imóvel alugado, sabe que seu inquilino paga um valor bem abaixo deste valor. Além disso, em tempos de crise, vários contratos de alugueis estão sendo renegociados.

Outros títulos muito interessantes para quem tem um perfil conservador e pode esperar até o vencimento: Título pré-fixado pagando 7% ao ano, vencimento 2029, com juros semestrais (excelente para quem gosta de receber uma “renda” periódica).

Reforçando que o ideal é carregar o título até o vencimento. Assim, você receberá exatamente a taxa combinada em um título de baixíssimo risco de crédito para o investidor. 

Se você quer saber mais como investir em títulos públicos nesse momento preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

Consultoria Gratuita

Preencha o formulário para receber o contato de um de nossos consultores.

Felipe Chad
Autor

Felipe Chad, CFP®, é o sócio fundador do portal Omeupatrimonio.com.br e da 3P Capital. Tem vários anos de experiência em atendimento a clientes de alta renda e private, além de ser líder de equipe de assessores de investimentos há mais de 10 anos.

Escreva um comentário

Você está dentro!

Você receberá as notificações por e-mail. Se preferir, também pode receber pelo nosso canal no Telegram. Basta clicar abaixo para entrar.

Não saia sem garantir sua vaga gratuita no curso Patrimônio Blindado

Aprenda em 8 passos como montar o seu planejamento financeiro para proteger o seu patrimônio e nunca mais se preocupar oscilações do mercado.

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?