Value investing, ou investimento em valor, é uma estratégia de investimento que tem um princípio simples: comprar ações de empresas que estão com preço de mercado abaixo de seu valor intrínseco real, esperando por uma valorização de longo prazo.

Os investidores em valor que adotam essa técnica partem do princípio de que os preços das ações muitas vezes não correspondem ao valor de longo prazo de uma empresa, já que são sensíveis às flutuações do mercado financeiro. 

Quem pratica value investing possui uma abordagem contraintuitiva de investimento, negando reagir às tendências de mercado e, na maioria dos casos, movendo-se em direção oposta a ele. São os investidores que “nadam contra a corrente”.

É uma abordagem de investimento que grandes nomes como Warren Buffett, Charlie Munger, Luiz Barsi e outros bilionários utilizam para lucrar na bolsa de valores.

Vantagens do Value Investing

As principais vantagens da estratégia de value investing são:

Lucros extraordinários: o value investing pode gerar grandes rendimentos. Por usar a estratégia de comprar ações que estão depreciadas, quando o título recupera ou ultrapassa seu valor intrínseco, os ganhos são formidáveis. 

Baixo risco e grandes ganhos: a relação risco/ganho é super positiva, visto que o estilo de investimento incentiva a compra de ações quando elas estão com preço baixo. Deste modo, o custo do risco é mínimo. E, se a avaliação da empresa for boa, o lucro com a apreciação da ação é grande. 

Menor sensibilidade às flutuações do Mercado: como a estratégia não visa comprar ações em um dia e vender no outro, as flutuações de mercado afetam pouco, se comparadas às estratégias de curto prazo. Também não é preciso monitorar a performance diária de diversas ações, visto que o método prevê o investimento de longo prazo. 

Acessível para todas as rendas: por priorizar uma estratégia simples e que parte de ações com preços baixos, o value investing é acessível para pessoas em qualquer situação financeira. Tudo que precisa é estar pronto para investir, trabalhar duro e ter paciência. 

Como funciona o value investing

Como dito antes, o investidor em valor não busca a rentabilidade pela compra e venda de títulos no mercado de ações no curto prazo. Ele utiliza a estratégia do Buy and Hold (Comprar e Manter), investindo com a finalidade de aumentar seu capital como acionista, contando com o crescimento do valor da ação no longo prazo e com o recebimento de dividendos.

No value investing, a prioridade de investimentos se baseia na análise fundamentalista das ações. Este é um método de calcular o valor intrínseco de um título, examinando fatores econômicos, contábeis e financeiros relacionados à empresa. 

A análise fundamentalista investiga tudo que pode afetar o valor de uma companhia, desde dados macroeconômicos – como a situação econômica de um país – até condições microeconômicas – como a capacidade de gerenciamento. 

O objetivo final é encontrar o valor intrínseco de uma empresa, para que investidores possam comparar com o atual preço de mercado e, portanto, avaliar se está depreciado ou apreciado.  

Para identificar este potencial de investimento, verifica-se indicadores como índice de preço/lucro (P/L), Preço sobre Valor Patrimonial da Ação (P/PVA), dividend yield (DY), faturamento histórico, faturamento per capita e diversos outros fatores. 

Outra qualidade importante para o value investing é a paciência. O investimento em valor é um método de longo prazo, que recompensa análises cuidadosas. Além disso, a confiança na capacidade de crescimento de empresas e da economia para gerarem bons resultados é outro fator relevante. Quem adota essa abordagem também não pode ser levado pelas emoções nos momentos de oscilação do mercado.  

Value investing é sobre encontrar opções de investimento em ações que são subestimadas pelo mercado. A estratégia premia investidores que estão à frente da curva e conseguem descobrir bons investimentos antes dos outros.

Se você tem interesse nesse estilo de investimento, contratar uma assessoria especializada é a melhor forma de começar. Com o auxílio de uma equipe de profissionais qualificada, você terá à sua disposição uma ampla variedade de aplicações ideais para seu perfil de investidor e sua condição financeira. 

Dessa forma, é possível se diferenciar dos outros investidores e, com isso, garantir um futuro financeiro com alto rendimento e segurança para realizar todos os seus grandes objetivos.

Felipe Chad
Autor

Felipe Chad, CFP®, é o sócio fundador do portal Omeupatrimonio.com.br e da 3P Capital. Tem vários anos de experiência em atendimento a clientes de alta renda e private, além de ser líder de equipe de assessores de investimentos há mais de 10 anos.

Escreva um comentário

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?