Ontem, dia 02 de Maio, aconteceu o evento mais esperado do Mercado Financeiro desde que a quarentena começou: A apresentação anual da Berkshire Hathaway, a empresa dos investidores mais famosos do mundo, Warren Buffett e Charlie Munger.

Conhecida como a Woodstock dos Investimentos, é sempre muito bom acompanhar o que estes dois velhinhos estão pensando.

Para quem trabalha ou curte o mercado financeiro, ler as cartas aos acionistas da Berkshire é algo imperdível (link para as cartas)

Este ano, com toda esta pandemia, o evento foi 100% online e sem a presença do Munger (aos 96 anos e morando na California, não é fácil para ele sair de casa e ir para Nebraska, onde acontece o evento).

Gostaria de resumir para você, nosso leitor, os pontos que considero mais interessantes da apresentação:


1) Sobre a crise atual e os impactos na economia

Buffett disse que não dá pra saber como será o futuro do mundo e dos mercados após esta pandemia. Na opinião dele, quem está fazendo previsões, provavelmente não sabe o que está falando.

Por outro lado, a história nos mostra que os EUA sempre superam suas crises. Dessa vez não será diferente, embora não de pra saber o timing. 

Resumindo: Aposte na América, mas seja cauteloso. 

2) O que as crises passadas tem a nos ensinar

Ele lembrou que em 1987, as bolsas americanas caíram 22% em um só dia. Em 1914, os mercados ficaram fechados por quase 4 meses. Em 2001, após os ataques terroristas de 11/9, as bolsas ficaram fechadas por 4 dias.

A lição é: Desde que comprou sua primeira ação em 1941, ele passou por todas as crises que vivemos, sem nunca tentar acertar o timing de cada uma delas. 

3) Dicas para quem quer investir ou já investe

Não utilize dinheiro emprestado para investir. Pense que o movimento pode ir contra você por muito tempo pela frente.

Por outro lado, vale a pena poupar e investir um pouco todo mês para o longuíssimo prazo. No longo prazo, investimentos em ações tendem a render mais do que em renda fixa.

Dica de investimento em ações: Invista em empresas que não precisam de muito capital para crescer. Estas empresas geram muito valor ao longo do tempo e passam por crises com menos dificuldades. 

4) Fazer “timing” com investimentos

As pessoas muitas vezes querem ter uma opinião diferente a cada minuto sobre as ações que estão comprando, só porque as cotações se alteram a cada minuto. Este é um jeito errado de investir, e, segundo o Buffett, ele aprendeu com seu professor Benjamin Graham que a atitude correta é pensar em investir em ações como um compromisso de longuíssimo prazo, portanto sem necessidade de reavaliações diárias. 

Segundo ele, o “Sr. Mercado” é bipolar e alcoólatra, além de ser drogado. Ou seja, não tome suas decisões de investimentos por aquilo que o “Sr. Mercado” está mostrando a cada segundo.

5) Sobre as acões do governo americano durante a crise

Bufett considera que o governo e o Fed (banco central americano) estão agindo da maneira correta. A crise de 1929 mostrou que simplesmente não fazer nada atrapalha mais que ajuda. Portanto, considera as intervenções governamentais acertadas. 

6) Sobre os erros que cometeu 

Para Buffett, investir em empresas aéreas foi um grande erro. Além disso, acredita que o futuro dessas empresas é muito incerto. Por isso, a Berkshire se desfez de todas as posições em empresas aéreas.

7) Desafio para o futuro

Taxas de juros negativas serão o grande desafio das economias a partir de agora, simplesmente porque não sabemos ainda quais serão as consequências destes movimentos. E toda vez que fazemos coisas que não conhecemos, também não temos como saber o que esperar lá na frente.

Frase final

Ao final, Buffett falou o que é, para mim, o ponto mais marcante do evento: “QI não tem necessariamente correlação com sabedoria. Eu conheço pessoas que não tem QI alto mas são sábias.” 

Consultoria Gratuita

Preencha o formulário para receber o contato de um de nossos consultores.

Felipe Chad
Autor

Felipe Chad, CFP®, é o sócio fundador do portal Omeupatrimonio.com.br e da 3P Capital. Tem vários anos de experiência em atendimento a clientes de alta renda e private, além de ser líder de equipe de assessores de investimentos há mais de 10 anos.

Escreva um comentário

Você está dentro!

Você receberá as notificações por e-mail. Se preferir, também pode receber pelo nosso canal no Telegram. Basta clicar abaixo para entrar.

Não saia sem garantir sua vaga gratuita no curso Patrimônio Blindado

Aprenda em 8 passos como montar o seu planejamento financeiro para proteger o seu patrimônio e nunca mais se preocupar oscilações do mercado.

Open chat
1
Posso te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?